Cantos e recantos do Cabo de Sto Agostinho!


- Porto de Suape! É um dos complexos industriais e portuários mais importantes do Brasil, junto com os portos de Recife e Petrolina. Foi inaugurado nos anos 70 do século XX e suas instalações estão localizadas em Cabode Santo Agostinho, a 40 km de Recife. Graças a sua excelente infra-estrutura, é o ponto de confluência das principais rotas comerciais que comunicam a costa do Brasil com os demais continentes.
- Quartel Velho! É uma pequena fortaleza militar construída para dar apoio e proteger o Forte do Castelo do Mar. Foi construído a uma altura superior ao do forte e desde ali se pode comtemplar umas excelentes vistas panorâmicas da fortaleza, do porto e das suas belas praias. Atualmente encontra-se em estado de ruínas.
- Igreja de Nossa Senhora de Nazaré! Foi tombada em nível federal desde 1961. Situada na Vila de Nazaré, ponto mais alto de Cabo de Santo Agostinho. Foi construída pelos portugueses no século XVI e reconstruída em várias ocasiões no decorrer da sua história. É um monumento de estrutura retangular com uma só cúpula, coro, capela-mor e uma galeria lateral até a sacristia.
- Vila do Nazaré! É uma vila colonial do século XVI, origem da História do Brasil e palco de numerosas batalhas entre índios Caetés, portugueses, luso brasileiros e holandeses. Localizada nas imediações de Cabo de Santo Agostinho.
- Farol de Nazaré! Localizado na Vila de Nazaré, sua construção foi em 1883 em subsitituição ao antigo farol que era uma construção do século XIX, feito em formato de tripé e iluminação a querosene. Foi desativado na década de 40. Atualmente só resta as ruinas da residência dos antigos faroleiros.
- Ruínas do Castelo do Mar! O Forte Castelo do Mar, conhecido como Forte de Nazaré, situa-se em uma das extremidades de Cabo de Santo Agostinho. Foi construído pelos lusos brasileiros no ano de 1631 para a proteção do porto e de seus habitantes, e durante a ocupação dos holandeses foi conhecido como Water Kastell. Nas suas proximidades encontra-se as ruínas do Velho Quartel, pequena fortaleza que servia de apoio ao forte.

0 Response to "Cantos e recantos do Cabo de Sto Agostinho!"

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz!